4 cidades do Brasil estão entre aquelas com pior transporte público; veja o ranking!

Segundo pesquisa do Moovit, o tempo médio gasto com os transportes públicos de 4 cidades do Brasil é muito grande e, por isso, muito ruim. Saiba mais detalhes!

O aplicativo Moovit divulgou seu Relatório Global sobre transporte público para 2022. A análise de milhões de viagens feitas por usuários de aplicativos em 100 metrópoles serviu de base para esse levantamento. Quatro das cidades do Brasil estão entre as 15 piores do mundo pelo “tempo médio gasto no transporte público”, de acordo com esses dados.

O ranking do Moovit sobre transporte público

O ranking feito pelo Moovit conseguiu elencar alguns países com pior tempo médio gasto no transporte público e o Brasil aparece 10 vezes nesta lista. Porém, confira a seguir uma parte do ranking, em que é possível ver apenas as quatro primeiras cidades brasileiras que aparecem nesta lista.

  1. Istambul, Turquia – 1h17;
  2. Cidade do México – 1h13;
  3. Bogotá, Colômbia – 1h11;
  4. Rio de Janeiro – 1h07;
  5. Monterrey, México – 1h06;
  6. Ankara, Turquia – 1h05;
  7. Recife – 1h04;
  8. Izmir-Aydin, Turquia – 1h03;
  9. Lima, Peru – 1h02;
  10. São Paulo – 1h02;
  11. Belo Horizonte – 1h01;
  12. Guadalajara, México – 59 min;
  13. Bangkok, Tailândia – 58 min;
  14. Bursa, Turquia – 58 min;
  15. Antália, Turquia – 58 min.

LEIA MAIS:

Conclusões sobre o ranking de piores cidades

É fato que o país que se destaca nessa parte do ranking é a Turquia, com cinco cidades entre as 15 piores do mundo. No entanto, a que tem destaque logo após este país é o Brasil, com quatro cidades.

Apesar do fato de a cidade do Rio de Janeiro ter tempo médio de viagem de 67 minutos e Recife de 64 minutos, a pesquisa destaca que algumas pessoas passam duas horas ou mais usando o transporte público. Em Recife, a experiência ruim média dos passageiros é de 8,87%, em comparação com 11,73% na cidade do Rio de Janeiro.

Critérios de análise da pesquisa

Os resultados da análise da Moovit levam em conta informações sobre viagens feitas por ônibus, trens, trens, VLTs e outros métodos de transporte público nas cidades estudadas. O estudo avaliou questões como tempo de espera, distâncias percorridas, mobilidade e outros fatores que atingem o indivíduo.

Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também