20 países que serão as maiores economias do mundo em 2050

Consultoria internacional aponta quais países devem ter maior crescimento nas próximas décadas

Como será a economia do mundo nos próximos anos? Claro que não dá para prever o futuro, mas projeções da PwC, multinacional de consultoria e auditoria, tudo será bem diferente do que conhecemos. Só para ilustrar, a companhia fez uma análise daquelas que devem ser as maiores economias do mundo em 2050.

A princípio, estes países prometem impulsionar o crescimento global, sobretudo as nações emergentes. O destaque está nas potências asiáticas, como China e Índia, que provavelmente ocuparão as primeiras posições no ranking global.

Conheça, a seguir, os 20 países que serão as maiores economias do mundo em 2050, conforme o estudo da PwC “The World in 2050“.

1. China será uma das maiores economias do mundo

Com uma população vasta e investimentos maciços em tecnologia e infraestrutura, a China consolidará sua posição como a maior economia mundial. Sua atuação será principalmente em setores como inteligência artificial e energia renovável.

2. Índia

Beneficiando-se de uma população jovem e crescente, a Índia deve se destacar sobretudo em tecnologia da informação, manufatura e serviços. Ainda, realizar reformas econômicas significativas.

3. Estados Unidos

Embora superados pela China e Índia, os EUA continuarão como líderes globais em inovação tecnológica, finanças e educação superior. Isso se dá principalmente por ser uma economia diversificada e resiliente.

4. Indonésia

Com uma população numerosa e uma economia diversificada, a Indonésia deve se beneficiar de reformas estruturais e um crescimento robusto. Aliás, esse desenvolvimento será sobretudo no setor de manufatura e serviços.

5. Brasil

Uma vez que o país é a maior economia da América do Sul, claro que entraria no ranking. Aqui, o destaque está na abundância de recursos naturais. Ademais, uma agricultura robusta e um setor de serviços em expansão.

6. Rússia

Rica em recursos naturais, especialmente petróleo e gás, a Rússia continuará a ser uma potência energética. Mas, diante do cenário atual, pode ser que cresça ainda mais com investimentos em tecnologia e defesa.

7. México

De modo geral, três fatores contribuirão para impulsionar o México entre as maiores economias do mundo. São eles:

  • proximidade com os EUA
  • mão de obra competitiva
  • mercado interno em crescimento

Deste modo, a tendência é de que o país seja um importante hub de manufatura e exportação.

8. Japão

Apesar de uma população envelhecida, o Japão manterá sua posição de destaque entre as maiores economias do mundo. Isso se dá graças a inovações em tecnologia, robótica e um forte setor industrial.

9. Alemanha

Como a maior economia da Europa, a Alemanha continuará a liderar em engenharia, manufatura de alta qualidade e exportações. Ademais, terá um foco crescente em energias renováveis.

10. Reino Unido

Como centro financeiro global, o Reino Unido se beneficiará de sua forte indústria de serviços, especialmente em finanças, tecnologia e educação superior.

11. Turquia

Estrategicamente posicionada entre a Europa e a Ásia, a Turquia crescerá com uma economia diversificada. Além disso, terá um setor de infraestrutura em expansão.

12. França

Com uma economia diversificada e um setor de serviços robusto, a França continuará a ser uma das principais potências econômicas da Europa.

13. Arábia Saudita

Rica em petróleo, a Arábia Saudita vem diversificando sua economia. Por isso, deve ter investimentos crescentes em turismo, tecnologia e infraestrutura. Isso também para reduzir a dependência dos hidrocarbonetos.

14. Nigéria

Ainda segundo o relatório da PwC, a Nigéria segue como a maior economia da África. Ademais, o país se beneficiará de uma população jovem e recursos naturais abundantes, principalmente petróleo e gás.

15. Egito

Com uma localização estratégica e uma população crescente, o Egito deverá crescer em setores como turismo, manufatura e serviços.

16. Paquistão

A princípio, o Paquistão se beneficia de uma população jovem, além de um mercado interno em expansão. Por isso, tem potencial para crescer em setores como manufatura e serviços.

17. Irã

Como se sabe, o país possui vastas reservas de petróleo e gás. Por isso, apesar dos conflitos internos, o Irã tem potencial para se tornar uma potência energética. Sem falar nas possibilidades de diversificar sua economia com investimentos em infraestrutura e tecnologia.

18. Coreia do Sul

Um dos Tigres Asiáticos, a Coreia do Sul é reconhecida por sua inovação tecnológica e robusto setor de manufatura. Desta forma, continua a ser um líder global em eletrônicos e automóveis.

19. Filipinas

Com uma população jovem e crescente, as Filipinas devem se destacar em setores como serviços, tecnologia da informação e manufatura.

20. Vietnã

Por fim, beneficiando-se de uma mão de obra competitiva e investimentos estrangeiros, o Vietnã cresce como um importante hub de manufatura e exportação.

Você pode gostar também