13 capitais brasileiras e seus apelidos curiosos – Conheça!
Cada cidade tem suas características únicas, o que resulta em uma variedade de apelidos interessantes.
Os apelidos das capitais brasileiras são uma forma de reconhecimento e identificação de suas peculiaridades, tanto históricas quanto culturais e geográficas. Entretanto, cada cidade tem suas próprias características que foram se moldando ao longo do tempo, e essas particularidades acabam gerando apelidos bastante curiosos e originais.
Alguns desses apelidos são bem conhecidos, como a “Cidade Maravilhosa” para o Rio de Janeiro ou “Terra da Garoa” para São Paulo. Portanto, listamos quais são esses apelidos.
Confira os apelidos das capitais brasileiras
- Goiânia (GO) — É conhecida como a Capital do Cerrado, pois foi fundada no coração desse bioma característico do Centro-Oeste brasileiro.
- Natal (RN) — Recebe o apelido de Noiva do Sol, devido à sua excepcional luminosidade solar, com mais de 120 dias ensolarados por ano.
- Campo Grande (MS) — Chamada de Capital Morena, em referência ao seu solo escuro e fértil.
- Curitiba (PR) — Ganha o apelido de Cidade-Sorriso pela beleza de seus jardins.
- Belo Horizonte (MG) — É conhecida como Cidade-Jardim devido à abundância de parques, jardins, lago urbano e áreas verdes.
- Recife (PE) — Recebe o título de Veneza Brasileira, pois está situada entre o oceano e dois rios, lembrando a famosa cidade italiana.
- Manaus (AM) — Chamada de Paris dos Trópicos devido à beleza de seu centro histórico, revitalizado no século XIX graças à próspera economia do látex.
- Vitória (ES) — É conhecida como Ilha do Mel devido à denominação dada pelos indígenas da região antes da fundação da cidade.
- Florianópolis (SC) — Recebe o apelido de Ilha da Magia, em virtude das lendas sobre feiticeiras que envolvem a capital catarinense.
- São Luís (MA) — É conhecida como Jamaica Brasileira pela diversidade racial e pela rica produção musical de reggae.
- Fortaleza (CE) — É chamada de Terra da Luz por ser o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão.
- Porto Velho (RO) — Recebe o apelido de Pérola do Madeira por surgir como ponto estratégico da ferrovia e do porto da estrada Madeira-Mamoré no início do século XX.
- Cuiabá (MT) — É chamada de Cuiabrasa por ser a capital mais quente do Brasil, com altas temperaturas mesmo durante o inverno.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!