10 passos práticos reconstruir a fé e a confiança no futuro
Um guia prático para superar desafios, aprender com experiências passadas e abrir caminho para um novo começo
A vida, por vezes, nos apresenta desafios inesperados, deixando-nos desorientados e abalando nossa confiança no futuro. A vida é complexa, as pessoas são quase indecifráveis, mas é justamente aí que reside a beleza.
Experimentar o que é diferente, compreender que não podemos controlar tudo o que acontece ao nosso redor e simplesmente viver, é a coisa mais libertadora. Em momentos como esses, é fundamental encontrar formas de resgatar a confiança e restabelecer a fé em nossa jornada.
LEIA MAIS: Como acordar cedo pode transformar sua vida para melhor? Veja 8 benefícios!
10 passos práticos para auxiliar nesse processo de reconstrução:
1. Reconheça o problema
Evitar emoções negativas nunca é a solução. Reconhecer as situações difíceis e permitir-se sentir as emoções relacionadas à fonte do seu sofrimento é o primeiro passo para seguir em frente. Ignorar os problemas apenas prolonga o sofrimento!
2. Estabeleça limites
Saiba identificar o que lhe faz mal, seja uma pessoa ou uma situação. Faça uma lista das coisas que tiram sua paz e lhe desestabilizam e, em seguida, defina seus limites. Por exemplo, se você tem alergia a uma flor, evite frequentar jardins.
3. Liberte-se da emoção associada
Dê um novo significado às memórias dolorosas por meio da respiração consciente. Liberte sua mente das emoções intensas relacionadas a eventos passados. Permita-se enxergar as situações sob uma nova perspectiva e reavalie seus sentimentos a respeito delas.
4. Compreenda o que aconteceu
Refletir sobre eventos passados ajuda a compreender melhor todas as áreas da situação. Ter uma conversa consigo mesmo, com amigos ou até mesmo com um terapeuta pode auxiliá-lo a identificar responsabilidades próprias e de outros, promovendo a autorresponsabilidade. Situe-se no meio da situação para encontrar um novo rumo.
5. Aprenda o que precisa ser aprendido
Encare o sofrimento como uma oportunidade de aprendizado. Identifique padrões comportamentais que precisam ser modificados para evitar repetições no futuro. As coisas não acontecem para servirem de aprendizado, mas todas as situações podem se tornar um aprendizado se estivermos dispostos a aprender com elas.
6. Aceite a situação
Aceitar o que aconteceu é muito importante para o processo de cura. Perdoe a si mesmo e aos outros envolvidos, reconhecendo que cada um age de acordo com seu entendimento no momento. Negar a realidade é fugir dela, e fugir dos sentimentos não é a mesma coisa que resolver problemas.
7. Acredite em seu merecimento
Acredite que você merece uma nova história, livre de padrões negativos. Desafie crenças limitantes e reconheça seu próprio valor para atrair experiências mais positivas. Você é uma pessoa com uma história, com falhas e conquistas. Reconheça seu valor e seus esforços.
8. Sinta o que deseja
Visualize de forma clara as situações que você deseja vivenciar e conecte-se com os sentimentos associados a elas. Deixe a experiência tomar vida dentro de você, cultivando uma atmosfera positiva para que tudo se torne positivo aos poucos.
LEIA MAIS: Fazer fofoca pode fazer bem para os envolvidos, dizem estudos
9. Aja
Não se restrinja a pensamentos, coloque em prática aquilo que você tanto imagina. Faça as mudanças necessárias em sua vida, seja abandonando velhos hábitos ou adotando novos comportamentos que o levarão ao futuro desejado.
10. Deixe a vida surpreender
Confiança é algo delicado, mas essencial para seguir adiante. Permita-se abrir espaço para surpresas e oportunidades. Liberte-se de cobranças desnecessárias e irreais e permita que a vida o leve além do que você pode imaginar. Apenas viva!