10 dicas para curtir a sua primeira viagem para a Europa

Táticas infalíveis para uma viagem inesquecível no velho continente.

Ao planejar sua primeira viagem para a Europa, você deve levar em consideração uma série de fatores. Assim, você garante uma experiência que seja gratificante e livre de estresse.

Por isso, resolvemos apontar algumas dicas importantes que vão servir para te ajudar a planejar sua primeira viagem ao velho continente. Você vai saber como viajar pelas terras da Europa e não passar nenhum perrengue. Acompanhe!

Escolha a melhor época para viajar

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que viajar durante a baixa temporada, entre janeiro e abril, e de outubro a novembro, pode representar uma economia significativa e menos multidões. Aproveite para conhecer os destinos de forma mais tranquila.

Aqui estão algumas particularidades para esses meses:

  • Outubro e novembro: Início do outono, quando as temperaturas começam a cair e as multidões de verão já deixaram as principais atrações.
  • Janeiro e fevereiro: Meses mais frios, com boas ofertas em hospedagem e atrações turísticas, especialmente em cidades onde o turismo de inverno não é o foco.
  • Março e abril: Início da primavera, ainda é considerado baixa temporada em muitos locais, mas com temperaturas já um pouco mais agradáveis.

Aproveite o benefício do stopover

Outra dica que você deve considerar é escolher passagens com stopover. Esse tipo de passagem permite que o viajante faça uma parada prolongada em uma cidade intermediária antes de chegar ao destino final, sem custo adicional ou com um custo menor.

Basicamente, em vez de uma conexão rápida, o stopover oferece a chance de ficar nessa cidade por algumas horas, dias ou até semanas, dependendo da companhia aérea, explorando dois destinos em uma mesma viagem pelo preço de uma passagem comum.

Como funciona o stopover?

  • Duração da parada: Normalmente, um stopover pode durar de 24 horas até vários dias, dependendo das políticas da companhia aérea e da rota escolhida.
  • Custo: Muitas vezes, o stopover é gratuito ou requer um pequeno acréscimo no valor da passagem.

Uma das companhias aéreas que oferecem esse tipo de passagem é a TAP Air Portugal.

Leve a documentação necessária

Você precisa separar e providenciar todos os documentos necessários: passaporte com validade mínima de 90 dias após o fim da viagem, seguro viagem, comprovantes de pagamento de hospedagem e de passagem de volta. É importantíssimo que você leve toda essa documentação para caso tenha que apresentar no controle de imigração.

Cidadãos brasileiros não precisam de visto de turismo para países do Acordo Schengen por até 90 dias, mas o seguro viagem é obrigatório.

Planeje seu roteiro com cuidado

Determine com antecedência quais lugares você quer visitar e quanto tempo deseja passar em cada um. Isso ajudará a otimizar seu tempo e garantir que você veja tudo o que deseja sem pressa.

Isso com certeza te poupará algumas horas no hotel à procura de coisas para fazer, enquanto você poderia estar aproveitando a cidade.

Gestão financeira

Fique atento, troque seu dinheiro por euros ou dólares ainda no Brasil e considere diferentes formas de pagamento, como cartões de crédito e pré-pagos, além de dinheiro em espécie, para ter flexibilidade e segurança financeira durante a viagem.

Recomendamos que você utilize uma conta global. São contas bancárias internacionais que permitem ao usuário realizar transações em diversas moedas, facilitando operações financeiras no exterior. Outros benefícios incluem o cartão de débito internacional, taxas reduzidas de IOF, além da gestão simplificada de gastos.

Veja se o seu banco oferece esse recurso.

Explorando a Europa

Para trechos internos, considere viagens de trem, que são eficientes e permitem que você desfrute das paisagens. Além disso, é uma opção mais econômica que o avião em boa parte dos casos.

As viagens de avião podem ser rápidas, mas lembre-se de considerar o tempo de deslocamento para o aeroporto. Ônibus e aluguel de carros também são opções viáveis, dependendo do seu destino e estilo de viagem, apesar de serem menos comuns.

Hospedagem

Outro cuidado é reservar sua hospedagem com antecedência. Sites como Booking.com oferecem uma ampla gama de opções, incluindo hotéis com cancelamento gratuito, que podem ser úteis se seus planos mudarem.

Considere apartamentos de temporada ou hospedagens alternativas, como Airbnb. Essa costuma ser a opção mais econômica para quem viaja em grupos.

Ah, e não se esqueça de enviar uma mensagem à hospedagem confirmando a sua reserva!

Cuidados com o clima

A Europa pode apresentar temperaturas extremas, tanto no verão quanto no inverno. Sendo assim, esteja pronto para o clima do seu destino trazendo roupas adequadas e lembre-se de usar protetor solar durante o verão.

Segurança e saúde

Leve um kit básico de primeiros socorros e com suas medicações, e esteja ciente dos números de emergência locais. Além disso, não deixe de se informar sobre os cuidados de saúde disponíveis nos países que você visitará.

A utilização de um seguro viagem costuma ser o suficiente para casos de emergência. Por isso é importante optar por um que tenha assistência 24h online, para caso precise acioná-lo e procurar locais de atendimento médico.

Comunicação

Enquanto muitos europeus falam inglês, aprender algumas frases básicas na língua local pode melhorar sua experiência e ajudá-lo a se conectar com os lugares.

Você pode gostar também