10 comportamentos de pessoas que querem parecer ricas
Brasileiros da classe média que desejam parecer ricos mesmo com as dificuldades financeiras? Descubra as táticas que eles estão usando para dar a impressão de que são muito ricos!
Sabe aquela história de “Finja até conseguir”? Pois bem, parece que a classe média brasileira tem levado isso a sério, querendo dar uma de elite mesmo sem a conta bancária podendo acompanhar. Uma pesquisa da Harvard Review Of Latin America investigou esse desejo de parecer rico, e a gente decidiu compartilhar algumas das táticas que a galera da classe média tem usado.
10 táticas que a classe média tem usado para tentar se parecer com os ricos
1. Ostentação digital
Você já notou aquele amigo que, nas redes sociais, parece que vive uma vida de glamour, mas na real tá só fazendo malabarismo financeiro? Pois é, a galera da classe média adora parecer mais rica no Instagram do que na vida real. Investem pesado em fotos de restaurantes chiques, viagens e alguns até fingem que frequentam eventos VIP.
LEIA MAIS: 10 dicas para você sair do óbvio e se destacar na multidão
2. Tecnologia de ponta a qualquer custo
Outra tática infalível é estar sempre de olho nos lançamentos tecnológicos. A classe média faz questão de ter o último modelo de smartphone, o notebook mais moderno e até aqueles acessórios que a gente nem sabia que existiam. Se a grana tá curta, a saída é parcelar em 12 vezes, mas o importante é ostentar.
3. A classe média nos locais caros da cidade
Estar nos lugares certos é fundamental. A classe média quer ser vista em restaurantes caros, baladas VIP e até frequentando eventos exclusivos. Mesmo que o cartão de crédito reclame no final do mês, o importante é poder falar “eu estava lá”.
4. Fazendo atividades culturais para parecer sofisticado
A classe média tá sempre de olho nas atividades culturais que os ricos costumam fazer. Teatro, exposições de arte, lançamentos literários, tudo vale para dar aquele ar de sofisticação. Mesmo que, no fundo, o que a galera queira mesmo seja assistir Netflix e comer pipoca.
5. Cursos e mais cursos
Para parecer mais inteligente e sofisticado, a classe média está sempre se matriculando em cursos. Seja um workshop de vinhos, um curso de etiqueta ou até um MBA que ninguém sabe muito bem para quê. O importante é ostentar certificados e falar com “propriedade” sobre qualquer assunto.
6. Marcas que gritam elegância
O guarda-roupa é um capítulo à parte. Roupas de grife, bolsas de marca, sapatos caros. A classe média investe pesado nessa estratégia. O objetivo é parecer que acabou de sair de uma passarela de moda, mesmo que o pagamento das parcelas esteja quase vencendo.
7. Hobbies com preço de ouro
A galera da classe média quer parecer ocupada com hobbies sofisticados. Seja golf, natação ou yoga, o importante é escolher um passatempo que faça parecer que sua vida é uma cena de filme. Mesmo que a realidade seja mais Netflix e videogame.
8. Casas grandes e caras
Ter uma casa espaçosa é quase como um requisito para entrar nesse clube de aparências. A classe média busca imóveis que deem aquele ar de luxo, mesmo que o orçamento tenha que ser esticado um pouco. Afinal, a primeira impressão é a que fica.
LEIA TAMBÉM: Por que algumas pessoas simplesmente não gostam da gente? Veja 10 razões comuns!
9. Destinos turísticos de elite
As viagens não podem ser qualquer passeio. A classe média quer ser vista em destinos dignos de celebridades. Se precisar abrir mão de outras coisas para tirar aquela foto na Torre Eiffel, assim será feito.
10. Carro que impressiona
E por último, mas não menos importante, o carro. Não adianta de nada ostentar na vida se o carro não acompanha. Mesmo que a prestação esteja fazendo um buraco no bolso, ter um carro que impressione é muito importante para a classe média que quer parecer rica.